A noite da última terça-feira, 30, foi encerrada com entusiasmo pelo Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB), que celebrou a aprovação, por unanimidade, do projeto de Lei 18.324/09, responsável pela terceirização dos serviços dos 1.461 cartórios extrajudiciais no estado.
O resultado da votação foi recebido com aclamação pelos 60 deputados estaduais baianos presentes no plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, além dos servidores do judiciário que lotaram as galerias da casa.
Antes da determinação, a Bahia era o único estado do país em que os cartórios eram administrados pelo Governo do Estado. Agora, após a votação dos parlamentares, o Tribunal de Justiça (TJ) tem até janeiro de 2012 para oferecer a população serviços terceirizados.
“Cidades como São Paulo, Recife e Minas Gerais já utilizam um serviço mais informatizado capaz de proporcionar um melhor atendimento. Chega de amargar nas filas e ter um serviço limitado a senhas”, pontuou Arimateia, ressaltando que a privatização foi aprovada com o Direito de Opção, permitindo ao servidor concursado a garantia do emprego.